- 500 gr farinha
- 250 ml leite
- 75 gr manteiga amolecida
- 2 gemas
- 1 saqueta de fermento seco
- 3 c. sopa de açúcar
- canela qb
- pitada de sal
- frutas cristalizadas qb
- nozes qb
- sultanas qb
Já há algum tempo que esta receita estava na "To do List " e serviu na perfeição para acompanhar um chá de domingo à tarde. Na próxima fornada saem uns caracóis com pepitas de chocolate, que é para agradar aqueles que não gostam de frutas cristalizadas.
Coloca-se a farinha numa tigela e faz-se uma cova no meio, onde se colocam as gemas, o sal, a manteiga e o fermento em pó. Junta-se o leite aos poucos e começa-se a trabalhar a massa com a batedeira eléctrica. Quando a massa estiver com uma consistência maleável e a fazer bolhas, tapar com película aderente, colocar um pano quente e deixar levedar, até a massa dobrar o volume. (deixei cerca de 1 hora).
Mistura-se as frutas cristalizadas, as nozes e as sultanas com um pouco de açúcar e canela.
Depois de a massa ter levedado, colocar sobre uma superfície enfarinhada e estender a massa em rectângulo. Espalha-se as frutas de modo uniforme e enrola-se a massa com cuidado. Corta-se o rolo de massa em fatias grossas e colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal ou untado com manteiga. Os caracóis vão ao forno durante cerca de 30 minutos.
Quando estiverem dourados, retiram-se do forno e ainda quentes pincelam-se com mel ou geleia de frutos.
Uma receita a repetir, mas desta vez com outros recheios.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pela visita :)
*Beijinhos*